Endoscopia digestiva

O que são exames endoscópicos ?

A endoscopia digestiva é uma modalidade de exame que permite o diagnóstico e o tratamento de doenças do aparelho digestivo.

Envolve a utilização de tubos flexíveis, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão.

Os exames mais comumente solicitados são a endoscopia digestiva alta, na qual um endoscópio é introduzido pela boca e permite a observação do esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado) e a colonoscopia, na qual um endoscópio baixo (colonoscópio) é introduzido pelo ânus e permite a observação do intestino grosso (cólon e reto) e final do intestino delgado ( íleo terminal).

Dentro da minha formação de gastroenterologista também tive formação de endoscopia digestiva. Realizo esses exames na Unidade II do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, e os agendamentos são realizados no contato do consultório.

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

Para que serve a endoscopia digestiva alta?

É um exame que serve para avaliação diagnóstica e, quando necessário, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo exame do esôfago, exame do estômago e exame da porção inicial do duodeno.

Exemplos de sintomas que podem ser avaliadas pela endoscopia digestiva alta:

-Sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico : azia, queimação no tórax, regurgitação.

– Dor de estômago : pode estar relacionada a gastrite, infecção por H.pylori, úlcera gástrica e duodenal, tumores.

– Vômitos alimentares e/ou com sangue.

– Dificuldade para engolir.

– Impactação alimentar.

Como a endoscopia digestiva alta é realizada?

O exame é realizado introduzindo através da boca o aparelho endoscópico que permite a visualização do esôfago,  estômago e da porção inicial do duodeno.

O exame pode ser realizado com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) ou com sedação, utilizando medicação administrada por uma veia para permitir que você relaxe e adormeça.

Quais são os cuidados que devo tomar para realizar o exame?

No dia marcado é indispensável jejum de 8 horas, trazer acompanhante maior de idade, documentos pessoais e a solicitação do médico assistente.

Informe ao médico se possui alguma doença/alergia e todos os medicamentos de uso contínuo.

Evite comparecer com unhas pintadas, porque o esmalte prejudica a monitorização da oxigenação sanguínea durante o exame.

Você precisará remover seus óculos e próteses dentárias.

Antes do exame, é necessário o preenchimento da ficha de admissão e do termo de consentimento informado. O médico estará disponível para explicar o procedimento e responder às suas perguntas, sanando todas as suas dúvidas. 

 Quais riscos do procedimento?

A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação.

Complicações mais sérias são muito raras ocorrendo em menos de 0,2% dos casos, podendo estar relacionadas ao emprego de medicamentos sedativos ou ao próprio procedimento endoscópico. As complicações mais sérias relacionadas ao uso dos medicamentos incluem redução do oxigênio sanguíneo , aumento ou redução da frequência do coração e da pressão arterial. Esses efeitos colaterais são constantemente monitorizados durante o exame, estando a equipe habilitada para o tratamento imediato de qualquer um desses eventos adversos

Outras complicações da endoscopia digestiva alta, tais como perfuração e sangramento são raras em exames diagnósticos, podendo ocorrer nos procedimentos terapêuticos .

O que acontece após o exame?

Você irá permanecer na sala de recuperação, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto desconforto no estômago. 

A importância de estar acompanhado por um adulto responsável é que o mesmo lhe preste algum auxílio eventualmente necessário, uma vez que a medicação poderá afetar a sua capacidade de raciocínio, decisão e reflexos durante o resto do dia.

Se for submetido a qualquer tipo de sedação, não poderá dirigir motos ou carros, nem voltar na carona de motos. No dia seguinte ao exame, você será capaz de retornar às suas atividades rotineiras.

 Após o exame, você pode voltar a sua dieta normal e a fazer uso de suas medicações, a menos que o médico tenha fornecido alguma  orientação especial.

O resultado do exame fica pronto no mesmo dia , caso tenham sido feitas biópsias, o resultado da mesma será entregue ao médico solicitante pela clínica de patologia.

COLONOSCOPIA

Para que serve a colonoscopia?

 A colonoscopia serve para a inspeção da superfície da mucosa intestinal, permite a realização de biópsias endoscópicas (retirada de pequenos fragmentos para análise) que podem ser úteis no estabelecimento do diagnóstico das doenças que acometem os cólons e íleo terminal.  E também permite a realização de vários procedimentos endoscópicos terapêuticos, como a remoção de pólipos e lesões planas, que pode ser realizada durante a colonoscopia ou indicado um segundo procedimento, conforme avaliação médica.

Algumas indicações de colonoscopia:

– Mudança de hábito intestinal

– Diarreia Crônica

– Sangramento ao evacuar

– prevenção de câncer colorretal – aos 45 anos ou antes se tiver familiar que teve câncer intestinal, a depender da idade do diagnóstico do câncer do familiar.

Qual o preparo para o exame?

Para a realização da colonoscopia é muito importante que se faça um preparo intestinal adequado para que os resíduos sejam removidos, e assim o médico poderá examinar detalhadamente e com o máximo de segurança e eficácia. Habitualmente, para o preparo intestinal é recomendado dietas, laxativos e eventualmente lavagens. A forma de preparo é determinada pelo protocolo de cada serviço de endoscopia.

Quais os riscos da colonoscopia?

As complicações relacionadas à colonoscopia podem decorrer do preparo do cólon, da sedação, do exame propriamente dito ou de procedimentos complementares realizados. 

O preparo, que é variável nos diversos serviços, pode gerar intolerância gástrica que se refletirá em náuseas, vômitos ou distensão abdominal.Como o preparo induz a uma diarréia, pode ocorrer desidratação e desequilíbrio dos eletrólitos. Por este motivo é muito importante seguir as orientações de hidratação durante o preparo. 

As complicações relativas à sedação variam de uma inflamação da veia  até situações de maior gravidade como redução da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e do nível de oxigênio no sangue. Esses efeitos colaterais são constantemente monitorizados durante o exame, estando a equipe habilitada para o tratamento imediato de qualquer uma dessas complicações.

Como em todo ato médico intervencionista, pode ocorrer complicações associadas ao método, entre elas, a perfuração intestinal. Esta complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopias. A ressecção das lesões colônicas pode cursar com perfuração ou sangramento. A perfuração ocorre, nas diversas séries, com frequência de 0,03 a 1% das polipectomias e a hemorragia em cerca de 0,02% dos procedimentos, podendo acontecer no momento da ressecção do pólipo ou tardiamente, até vários dias após.

O que devo fazer após o procedimento?

Após o procedimento o paciente recupera-se da sedação no setor de recuperação pós-anestésica,  até que a maioria dos efeitos da medicação tenha desaparecido.

A importância de estar acompanhado por um adulto responsável é que o mesmo lhe preste algum auxílio eventualmente necessário, uma vez que a medicação poderá afetar a sua capacidade de raciocínio, decisão e reflexos durante o resto do dia.

Devido a sedação, não poderá dirigir motos ou carros, nem voltar na carona de motos. 

Poderá comer e beber após deixar a unidade de endoscopia, a não ser que lhe sejam fornecidas instruções com restrições.

No caso de mal estar, náuseas, vômitos, febre, sangramento intestinal ou dor abdominal o paciente deve contatar imediatamente o  serviço ou hospital no qual foi realizado o procedimento endoscópico.

O resultado do exame fica pronto no mesmo dia , caso tenham sido feitas biópsias, o resultado da mesma será entregue ao médico solicitante pela clínica de patologia.

Valor dos exames endoscópicos

O valor para realizar os exames vai depender se seu plano de saúde cobre ou não o procedimento e se for particular vai depender também se é um exame diagnóstico ou terapêutico.

Entre em contato para maiores informações.

Fontes:

https://www.sobed.org.br/geral/orientacao-ao-paciente/exames/endoscopia-digestiva-alta/

https://www.sobed.org.br/geral/orientacao-ao-paciente/exames/o-que-e-colonoscopia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *